Doença de Alzheimer

Entre os quadros de demência, o mais comum é a doença de Alzheimer, descrita em 1907 pelo neurologista alemão Alois Alzheimer. Estima-se que, no mundo, haverá 22 milhões portadores desse mal em 2025.

A doença de Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e inexorável. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos. O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:

Estágio 1 (forma inicial): Alterações na memória, personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;

Estágio 2 (forma moderada): Dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;

Estágio 3 (forma grave): Resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;

Estágio 4 (terminal): Restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.

Nosso programa visa avaliar o individuo em todos os seus aspectos psicomotores e funcionais junto ao médico responsável, afim de identificarmos o estágio que se encontra o individuo, afim de programar atividades que promovam a melhora da reserva cognitiva e função motora, diminuição dos distúrbios de comportamento, melhora das atividades da vida diária e melhora da qualidade de vida.