Avaliação, prescrição, orientação individualizada de exercícios físicos e estimulação cognitiva para idosos e grupos especiais

(11) 99119.9908

Atendemos em domicílio

Doença Arterial Periférica

Doença Arterial Periférica | Doutor PersonalDoença Arterial Periférica é uma manifestação relativamente comum de aterosclerose sistêmica e que acomete 5% de pessoas com mais de 50 anos e 20% de pessoas com mais de 70. É causada pela formação de uma placa aterosclerótica nas artérias sistêmicas, provocando uma redução no fluxo sanguíneo nas regiões distais. Esta redução no fluxo sanguíneo implicará numa disparidade entre suprimento e demanda de oxigênio no músculo, provocando isquemia principalmente na panturrilha, coxa ou nádegas induzindo o individuo à claudicação (falta de firmeza em um dos pés).

Nosso programa de condicionamento físico inclui junto ao médico particular, uma avaliação clínica e da capacidade funcional, classificando o individuo em qual estágio da doença se encontra para daí intervir com um treinamento específico e individualizado de exercícios. Teremos o objetivo de melhorar a habilidade de andar, a capacidade funcional através do aumento da circulação colateral, da utilização periférica de oxigênio, da redução da viscosidade sanguínea, aumentando a força muscular e a resistência cardiovascular.

É consenso do Colégio Americano de Medicina do Esporte que a maioria dos indivíduos com doença arterial coronariana deva se engajar em programas individuais de exercício para atingir saúde emocional e física adequadas, por que eles possuem múltiplos benefícios documentados, que podem ser alcançados com um alto grau de segurança.


Voltar